Princípios Efetivos da Liderança

por dezembro 4, 2018Uncategorized

Princípios Efetivos da Liderança

O exercício da liderança não é algo simples de ser realizado, ele tem o seu custo e o líder tem que estar preparado para exerce-lo. A preparação vem não somente do conhecimento intelectual, mas da base moral e espiritual do líder.

 

Caráter – O caráter pode funcionar como força para gerar competência. Um líder precisa integridade em suas falas e ações. Não somente ele tem que ser íntegro, mas precisa demonstra-lo. Nós sabemos que o verdadeiro caráter do líder é formado através de sua relação com Deus. É no estudo da Palavra, o exercício da oração, uma vida de experiência e dependência do Senhor é que forjará o caráter de um grande líder.

A Bíblia está cheia de exemplos e textos sobre liderança e, principalmente, sobre o nosso maior líder, que é Jesus.

– O líder deve ser servo: Mt. 20:25-28.

– Um líder delega responsabilidades: Dt 1:9.

– O líder sabe que não é dono da verdade: Pv 15:22.

– O líder deve agir com humildade: Fl. 2:3.

– Ele é exemplo: Tm. 2:15.

– Ele depende de Deus: I Pe. 2:13.

 

Convicção – O líder deve ter convicção de sua visão e do que está fazendo. Ele terá a verdadeira convicção, quando estiver fazendo a vontade de Deus em sua vida. Diante dessa certeza, nada poderá abala-lo, nada o tirará do caminho.

 

Custo – Pagar o preço – Não há como ser líder sem pagar o preço da liderança. Em II Co 11:23-28, Paulo discorre os sofrimentos que passou para cumprir a sua missão.

 

Coragem – A gestão de um empreendimento de ensino exige coragem para fazer os pagamentos de impostos, cumprir a legislação, lidar com pessoas, correr atrás de alunos, enfrentar a concorrência, gerir as finanças e lidar com os problemas do dia a dia. São esses desafios que devem levar o líder de uma escola cristã a colocar a sua gestão nas mãos do Senhor e depender dEle a cada dia.

 

Cuidado – A liderança de uma escola exige o lidar com as pessoas e um líder para exercer bem o seu papel precisa saber cuidar das pessoas. Precisa cuidar dos seus alunos, dos seus professores, dos seus colaboradores administrativos e das famílias. I Co 13:1, Jo 11:33-36.

 

Competência –  O líder de uma escola cristã tem que estar bem preparado para gerir a instituição. Não é qualquer pessoa que tem a habilidade para ser um gestor. I Tm1:6.

 

Referência

The Six C’s of Effective Leadership. Disponível em: https://www.barrettmosbacker.com/home/lyb5cw383wlmptw3mm6tea3bleanfm. Acesso em 01 de março de 2018.