Skip to main content

Muitas pessoas pela sua própria natureza ou formação têm dificuldades de levar em frente os seus projetos. Geralmente desanimam no primeiro obstáculo. Os seus alunos são assim ou são alunos engajados? Alguém tem falado para eles sobre a importância do engajamento?

Mas o que é engajamento?

Alguns definem engajamento no ensino superior como o caminho percorrido para chegar à formatura, enquanto outros definem como o caminho percorrido para chegar ao sucesso. A colação de grau não pode ser medida de sucesso do aluno, pois nem todos que se formam terão sucesso na sua vida profissional.
Como a sua IES define engajamento?

A subjetividade do engajamento

As ações e projetos que a IES irá fazer para promover o engajamento será vista de forma subjetiva pelos alunos, dependendo da demanda de cada um. Para alguns alunos, uma ação institucional pode ser mais importante do que outras para se tornar engajado. Por exemplo: os alunos com falta de base irão valorizar mais os programas de nivelamento, enquanto que os alunos com pouca percepção de carreira darão mais valor aos projetos de carreira.

O engajamento pode acontecer sem a intervenção da IES?

O engajamento do aluno pode acontecer independente das ações institucionais. Alguns alunos com dificuldades de aprendizagem irão se engajar pela sua própria força de vontade e, ao contrário, alunos com boa preparação poderão se dispersar por motivos pessoais. Isso não significa que todos os alunos irão se engajar e nem que todos os alunos irão desistir do curso. Por isso, a intervenção da instituição para apoiar o engajamento dos alunos é fundamental.

O que o aluno ganha com seu engajamento?

Para um aluno ser engajado, ele deve estar envolvido com os seus estudos, ser bem relacionado com colegas e professores e ter o sucesso como foco. Quanto mais o aluno se envolver com os seus estudos, mais ele aprende. Como consequência, ele melhora a sua aprendizagem e aumenta as chances de sucesso em sua carreira.

O que a IES ganha com o engajamento do aluno?

A IES deve entender o engajamento do aluno como uma forma de alcançar o sucesso dele e da própria instituição. O esforço de aumentar o engajamento dos alunos pode render melhores taxas de retenção, ganhos financeiros e de reputação. Os benefícios institucionais do engajamento dos alunos é marketing para a instituição. Através do sucesso dos alunos a IES ganha em imagem e resultados.

5 dicas do que podemos fazer para melhorar o engajamento dos alunos

  • 1. Conscientizar o aluno dos benefícios do engajamento.
  • 2. Criar oportunidades de engajamento.
  • 3. Incluir no currículo módulos que incentivem o engajamento.
  • 4. Trabalhar níveis diferentes de engajamento dos alunos.
  • 5. Capacitar o corpo docente para ter o engajamento como compromisso.