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O plano de marketing é um planejamento das ações de marketing para chegar a determinado objetivo. É uma ferramenta estratégica da empresa.

Para montar um bom plano de marketing a instituição precisa:

– Conhecer bem o seu ramo de atuação.

– Conhecer o mercado.

– Conhecer os seus clientes.

– Conhecer a concorrência.

Não é porque a escola é cristã e vive na dependência divina, que não se deve trabalhar com planejamento e marketing. A sabedoria que Deus nos proporciona nos ajuda a pensar na importância de um bom planejamento e profissionalismo.

Visão – Como sua instituição faz a diferença?

Uma visão claramente definida se torna mais fácil de compartilhar. A visão de uma escola cristã pode e deve estar em consonância com os princípios e valores bíblicos.

A definição de uma visão é identificar onde se pretende chegar dentro de um determinado período. A visão passa a ser a direção da escola. É o sonho da organização.

Missão – O que você deseja realizar?

Tão importante como uma declaração de visão é a missão da sua instituição. Uma escola cristã tem que ter a sua missão também de acordo com o que os seus mantenedores acreditam de uma missão como instituição cristã.

A missão é uma declaração do que a instituição é, seus clientes e o serviço que presta; é o propósito da organização.

Valores fundamentais – Que princípios guiarão sua instituição?

Os valores são aquilo que a instituição acredita, as convicções, as crenças, as atitudes e os comportamentos. Os valores passam a representar a escola. Sendo a escola cristã, os seus valores serão norteados por princípios bíblicos, que ela busca seguir.

Objetivos – Que objetivos específicos você vai realizar?

Com a missão, visão e valores, a instituição define a sua identidade. A partir daí, dentro do plano de marketing, ela precisa traçar as suas metas, que precisam ser práticas e realistas.

Os objetivos são declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing.

Estratégias – Como você alcançará seus objetivos?

Não adianta definir objetivos sem estratégias. Portanto, cada objetivo definido precisará de estratégias para alcança-lo. Na definição da estratégia é importante escolher os recursos necessários para implanta-la.

Planos de ação – Como gerenciar as suas tarefas?

No plano de ação, é importante listar as ações que precisam ser executadas, para atingir o que foi definido.

Nesta etapa, a instituição pode usar a metodologia 5W2H:

– O quê (what)? A tarefa a ser realizada.

– Por quê (why)? Qual é o sentido da tarefa?

– Como (how)? Como será executada?

– Quem (who)? Quem irá executa-la?

– Quando (when)? Quando será executada?

– Onde (where)? Em qual local?

– Quanto (how much)? Quanto custará?

Referência

6 Steps to Creating an Effective Marketing Plan. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/6-steps-to-creating-an-effective-marketing-plan/. Acesso em 04 de janeiro de 2018.