ACSI e a Educação Escolar Cristã: história, conquistas, desafios e parceria

por agosto 27, 2020Educação

Não é possível pensar em Educação Escolar Cristã, a não ser sob essa perspectiva: caminhar juntos! Nesse sentido, a Associação Internacional de Escolas Cristãs busca promover essa união em prol de uma educação escolar cristã de qualidade.

 

 A história da Educação Escolar Cristã, no Brasil, tem sido escrita por intermédio da vida de educadores cristãos – homens e mulheres – comprometidos com os valores e princípios bíblicos, tendo pautado suas vidas e trabalho nos princípios ético-morais universais.

A seara não tem sido fácil, mas com certeza tem trazido muitos frutos, colhidos em meio a lágrimas e sorrisos de satisfação e gratidão a Deus, pois ele não tem nos deixado, nem desamparado. Vemos, dia após dia, suas misericórdias se renovarem sobre a vida de professores e gestores de escolas cristãs espalhadas pelas mais diversas regiões de nosso país.

Muitos cristãos, profissionais da área educacional e de outras afins, têm se reunido e se organizado em associações para prestar serviços e auxiliar no fortalecimento de escolas, unidas em torno da mesma cosmovisão.

É o caso, por exemplo, da ACSI – Associação Internacional de Escolas Cristãs – organização internacional de escolas cristãs sem fins lucrativos, com seu escritório central em Colorado Springs, EUA. Foi formada em 1978 como resultado da união de várias associações de escolas cristãs nos Estados Unidos e Canadá. Conta com mais de 25 mil escolas associadas, em mais de 115 países, espalhados pelos cinco continentes, tendo mais de um 5.5 milhões de alunos. Existem 18 escritórios regionais ao redor do mundo, sempre respeitando a identidade cultural de cada nação.

 

HISTÓRICO

No ano de 2000, a ACSI Internacional envia ao Brasil, o Dr. Phil Renicks (um de seus diretores) para visitar escolas cristãs internacionais e brasileiras. Durante essa visita, Dr. Phil, encontrou-se com a equipe administrativa da Escola Cristã Pan Americana (PACA – Pan American Christian Academy) em São Paulo para desafiá-la a encorajar e apoiar as escolas cristãs já existentes em território brasileiro. Essa equipe da PACA, liderada pelo seu diretor, Prof. Mike Epp, aceitou o desafio tendo início, assim, o trabalho no Brasil.

Em janeiro de 2003, considerando-se o crescimento do interesse das escolas brasileiras em se afiliarem à organização e a necessidade de atuar com base nas leis nacionais, a ACSI foi fundada oficialmente no Brasil.

Participaram dessa reunião de organização líderes educacionais de várias escolas cristãs, inclusive o diretor da AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios). A sede nacional da ACSI Brasil foi estabelecida na PACA, na cidade de São Paulo, uma vez que a Escola Cristã Pan Americana, cedeu gratuitamente um espaço adequado, em suas dependências, para a instalação da associação criada e o desenvolvimento de suas atividades.

TRABALHO DURO

Assim, desde 2001 até os dias de hoje, a ACSI-Brasil tem se esmerado no trabalho em prol da educação cristã de excelência. Para tanto, tem promovido congressos, encontros, cursos de capacitação, oferecido material didático, de literatura e paradidáticos,  realizado visitas de apoio, consultoria, desenvolvimento profissional, eventos estudantis, tudo, sempre, com o propósito de fortalecer e apoiar as escolas cristãs, seus educadores e alunos. É importante destacar que por ser uma associação internacional e considerando a diversidade global, a ACSI não trabalha com uma metodologia específica, mas com uma filosofia de educação cristã, que se aplica em qualquer modelo de ensino.

 

PARCERIA

A ACSI tem sido parceira das escolas cristãs e, nesse sentido, convém lembrar que estabelecer parcerias é bem mais que ter escolas associadas. É dividir sonhos, vencer desafios, somar esforços na busca de um ensino de comprovada qualidade e resultados. Não é possível pensar em Educação Escolar Cristã, a não ser sob essa perspectiva: caminhar juntos!

É motivo de grande alegria e gratidão poder participar da vida de tantas escolas associadas e, mais que isso, poder sonhar com tantas escolas e educadores, o sonho de termos um dia, uma sociedade transformada, que considere Deus seu fundamento!

Nossa oração e desejo é que nossas escolas afiliadas se tornem exemplo de ensino e de gestão, e que nossos alunos sejam aqueles que façam diferença na sua comunidade, por meio da competência acadêmica, do seu caráter e conduta, pelo poder de Cristo Jesus manifesto em suas vidas.

 

Revista Veredas Educacionais – abril / 2020