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A captação de alunos pode aumentar com uma boa captação e gestão de dados.

Neste artigo, você verá dicas práticas e aplicáveis de como captar e gerenciar dados de interessados em matrícula, de forma a aumentar a sua conversão em alunos e melhorar o relacionamento da sua instituição.

Você já aprendeu sobre a importância do marketing digital e como elaborar um aqui. Hoje, aprofundaremos um pouco sobre captação e gerenciamento de dados dos clientes em potencial. Com uma boa estratégia com os dados você aumenta as chances de convertê-los como leads.

Confira 7 dicas práticas:

Prepare uma estratégia para captação de leads

Os leads são as pessoas interessadas em sua instituição, os clientes em potencial.

Todo o seu esforço de marketing digital, como postagens no Facebook e Instagram, manutenção de um blog, envio de e-mail marketing e outras ações, deve ser preparado para a captação de leads.

No entanto, essa ação deve ser feita com estratégia para gerar conversão em clientes. Veja algumas:

  • Não coloque formulários em todos os materiais que você está entregando. Isso é um erro, pois pode espantar pessoas interessadas.
  • Entregue diversos conteúdos para pedir o preenchimento de um formulário de dados pessoais apenas. Coloque esse formulário quando for entregar um material com mais conteúdo como, por exemplo, um e-book ou um vídeo com uma palestra.
  • Mantenha no seu site um formulário para as pessoas interessadas na sua escola preencherem.
  • A captação de leads também deve ser feita em eventos off-line e campanhas da sua escola. Ou até mesmo quando o seu pessoal do atendimento recebe uma ligação de uma pessoa interessada.

 

Como armazenar os seus dados

Quando você já se encontra com os dados captados é importante pensar em como armazená-los.

Você pode criar uma planilha de Excel para armazenar os dados dos seus leads, mas certamente será muito mais trabalhoso para manusear essa planilha. Tente adquirir ou conseguir gratuitamente um programa que faça melhor esse trabalho.

Além de manter os dados dos interessados, coloque todas as informações que você captou. Por exemplo: quantas vezes essa pessoa ligou, se você já enviou algum e-mail, o motivo do contato, dentre outras.

Elabore uma régua de relacionamento

Para que esses dados sejam aproveitados de forma melhor, prepare uma régua de relacionamento colocando o primeiro contato por parte do cliente e os outros passos que você tomará até transformar esse lead em aluno.

Nos passos você pode incluir, por exemplo: e-mail marketing, ligações, convite para conhecer a escola, envio de uma promoção. Os passos devem ser afunilados de tal forma que vá aumentando o relacionamento e interesse até a matrícula.

Delegue responsabilidades

Atribua responsabilidades a uma pessoa ou mais de sua equipe para fazer esse trabalho de relacionamento. Pode ser alguém do seu departamento de marketing ou uma pessoa do atendimento, por exemplo, mas esse funcionário deve ser treinado para isso e deve ter habilidade de comunicação e vendas.

Ter uma equipe bem gerida e comprometida melhora e muito a chance de captação de clientes.

Aja rapidamente

Sai na frente quem tem uma estratégia, e a velocidade da ação, muitas vezes, pode determinar sucesso no processo. Por esse motivo, proceda de tal forma que todas as pessoas que preencherem os seus formulários recebam o primeiro contato em cinco minutos.

Manter os dados dos interessados

Por diversos motivos, por mais que o trabalho de marketing tenha sido bem feito, às vezes não conseguimos de cara o resultado esperado.

Por esse motivo, mesmo que uma pessoa não se matricule, mantenha os dados de um ano para o outro e volte a fazer contato. Pode ser que eles tenham se desinteressado pela matrícula por alguma razão momentânea, mas conseguiram resolver o impedimento e estão finalmente prontos para fazer a matrícula.

É importante ter sempre em vista de que não adianta todo um esforço de captar leads se a sua escola não desenvolve um trabalho de relacionamento com objetivo de levar o interessado à matrícula. Esse trabalho deve ser bem planejado, executado e acompanhado em todo o processo e resultados.

E você? Como andam as estratégias de relacionamento da sua escola? Conte para nós nos comentários qual medida você considera mais difícil de implantar e o motivo.

 

Referência

Seven Marketing Tips for Helping Prospectives Families. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/seven-marketing-tips-for-helping-prospective-families/. Acesso em 12 de janeiro de 2018