Skip to main content

Esse é um tema que tenho usado frequentemente, porque a captação e retenção de alunos significa a sustentabilidade da escola. Vejamos então alguns fatores que podem contribuir para uma matrícula ruim.

1 – Falta de liderança na condução do processo – não necessariamente isso significa que a direção da escola não é boa. Essa razão pode significar várias fatores em relação a necessidade de uma liderança eficaz:

– a liderança da escola não domina a área de marketing e comercial.

– a liderança da escola está ocupada com muitos outros projetos que não teve tempo suficiente para atuar adequadamente na área.

– o líder designou alguém que julgava capaz, mas a pessoa falhou em fazer um bom trabalho.

2 – Equipe mal preparada – não adianta colocar pessoas que não tem tino comercial para fazer ligações. Elas não farão um trabalho de convencimento. Por isso, as pessoas que irão trabalhar com no marketing, no comercial e no atendimento têm que ter habilidade e capacitação para exercer as suas tarefas.

3 – Expectativas não atendidas – se a escola fez determinadas promessas no processo de matrícula anterior e não cumpriu, isso trará consequências para a matrícula seguinte. Muitos pais irão tirar os filhos da escola e dirão que se sentiram enganados.

4 – Problemas de qualidade e satisfação – esse é outro fator que pode ter ou não ligação com a razão anterior. A falta de investimento, organização ou cuidado em determinadas áreas poderão se sentidas pelos pais e levar a uma avaliação ruim por parte deles.

5 – Questões não controladas – existem fatores que a escola não tem como controlar como a crise econômica do país, um problema local ou fortes investimentos na escola pública.

6 – Falta de planejamento – já tenho dito isso em outros artigos, porque essa é uma forte razão que leva muitas escolas a ter uma matrícula ruim.

 

Referência:

5 Reasons Why a School Declines in Enrollment. Disponível em: https://www.enrollmentcatalyst.com/2016/05/10/5-reasons-why-a-school-declines-in-enrollment/. Acesso em 01 de março de 2018.