Seis passos para construir um Blog da Escola Cristã

por dezembro 18, 2018Uncategorized

Nestes dias de avanço tecnológico, com uma interação cada vez maior das pessoas através da internet, as empresas e organizações estão investindo em marketing digital, por ser mais em conta do que as mídias tradicionais e porque o público alvo está ligado virtualmente. Uma das formas do marketing digital é o marketing de conteúdo, também chamado de imboud marketing.

Esse conteúdo é produzido com temas de interesse do seu público alvo e pode chegar até ele através de e-mail marketing, mídias sociais e blog. Conteúdos bem escritos criam credibilidade, chamam a atenção e podem ser instrumentos para a captação de leads, isto é, clientes em potencial.

 

Antes de montar o seu blog, você deve planeja-lo:

– Faça uma lista de temas que você pode escrever e que são de interesse dos seus possíveis leitores. É importante ter esta lista antes para você ter a certeza que haverá conteúdo suficiente para manter o blog em dia.

– Defina os seus leitores. Dentro do interesse da sua escola, quem você quer alcançar? São os futuros alunos? No caso de escola, são os pais dos alunos? Então o conteúdo deve ser voltado para esse público.

– Determine a frequência de postagem. A frequência tem que ser definida de acordo com disponibilidade do autor ou autores do conteúdo e da quantidade de temas disponíveis. Não adianta começar com uma frequência diária e depois não ter material para mante-la. Portanto, a definição da frequência tem que ser realista.

 

Passo 1 – Insira o seu blog no site

Insira o seu blog no site da sua instituição, para torna-lo mais visível. Desta forma, as pessoas que acessarem o site podem ter acesso ao blog e as pessoas que receberem os artigos por e-mail marketing ou outra mídia poderão ter acesso direto ao blog e ao site.

 

Passo 2 – Decida o que e quando postar

O blog pode ser utilizado para atualizar os alunos e as famílias da escola sobre informações gerais como alterações de horários, eventos, provas, aulas extras, etc.

No blog você pode também colocar novidades sobre a instituição como reformas, contratação de novos professores, comemorações e diversas outras atividades.

No caso das escolas, você deve postar artigos de interesses dos pais: como orientar os filhos no estudo, como acompanhar os filhos na escola, temas gerais de educação de filhos, cuidados na saúde dos filhos e diversos outros.

 

Passo 3 – Faça uma campanha de lançamento

Prepare uma campanha de lançamento do blog com cartazes espalhados pela instituição, distribuição de panfletos, banners e e-mail marketing.

 

Passo 4 – Acompanhe os comentários.

Acompanhe as perguntas e comentários postados no blog, para que você possa responder em tempo as questões que forem enviadas. Seja ágil, não deixe o seu público sem respostas.

 

Passo 5 – Incentive a interação

Os conteúdos que forem postados no blog devem incentivar a interação através de perguntas e questões que incentivem os comentários.

Esteja preparado para receber comentários ruins e críticas, mas não é para desanimar, isso pode acontecer com qualquer empresa.

 

Passo 6 – O que postar

No blog você pode postar artigos, posts, fotos, vídeos, ebooks e infográficos.

 

A função principal do blog não é provocar matrículas de imediato, mas divulgar e trazer credibilidade para a instituição. O que o blog pode ajudar na captação direta de alunos é a captação de leads, que podem ser trabalhados visando a matrícula.

Aproveite a oportunidade para postar sobre temas que falam da vida espiritual. Muitos pais ficam perdidos na educação de seus filhos. Um blog de uma escola cristã pode trazer conteúdos direcionados sobre a educação espiritual dos filhos.

 

Referência

Seven Steps to a Christian School Blog. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/seven-steps-to-a-christian-school-blog/. Acesso em 10 de janeiro de 2018.