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Nestes dias de avanço tecnológico, com uma interação cada vez maior das pessoas através da internet, as empresas e organizações estão investindo em marketing digital, por ser mais em conta do que as mídias tradicionais e porque o público alvo está ligado virtualmente. Uma das formas do marketing digital é o marketing de conteúdo, também chamado de imboud marketing.

Esse conteúdo é produzido com temas de interesse do seu público alvo e pode chegar até ele através de e-mail marketing, mídias sociais e blog. Conteúdos bem escritos criam credibilidade, chamam a atenção e podem ser instrumentos para a captação de leads, isto é, clientes em potencial.

 

Antes de montar o seu blog, você deve planeja-lo:

– Faça uma lista de temas que você pode escrever e que são de interesse dos seus possíveis leitores. É importante ter esta lista antes para você ter a certeza que haverá conteúdo suficiente para manter o blog em dia.

– Defina os seus leitores. Dentro do interesse da sua escola, quem você quer alcançar? São os futuros alunos? No caso de escola, são os pais dos alunos? Então o conteúdo deve ser voltado para esse público.

– Determine a frequência de postagem. A frequência tem que ser definida de acordo com disponibilidade do autor ou autores do conteúdo e da quantidade de temas disponíveis. Não adianta começar com uma frequência diária e depois não ter material para mante-la. Portanto, a definição da frequência tem que ser realista.

 

Passo 1 – Insira o seu blog no site

Insira o seu blog no site da sua instituição, para torna-lo mais visível. Desta forma, as pessoas que acessarem o site podem ter acesso ao blog e as pessoas que receberem os artigos por e-mail marketing ou outra mídia poderão ter acesso direto ao blog e ao site.

 

Passo 2 – Decida o que e quando postar

O blog pode ser utilizado para atualizar os alunos e as famílias da escola sobre informações gerais como alterações de horários, eventos, provas, aulas extras, etc.

No blog você pode também colocar novidades sobre a instituição como reformas, contratação de novos professores, comemorações e diversas outras atividades.

No caso das escolas, você deve postar artigos de interesses dos pais: como orientar os filhos no estudo, como acompanhar os filhos na escola, temas gerais de educação de filhos, cuidados na saúde dos filhos e diversos outros.

 

Passo 3 – Faça uma campanha de lançamento

Prepare uma campanha de lançamento do blog com cartazes espalhados pela instituição, distribuição de panfletos, banners e e-mail marketing.

 

Passo 4 – Acompanhe os comentários.

Acompanhe as perguntas e comentários postados no blog, para que você possa responder em tempo as questões que forem enviadas. Seja ágil, não deixe o seu público sem respostas.

 

Passo 5 – Incentive a interação

Os conteúdos que forem postados no blog devem incentivar a interação através de perguntas e questões que incentivem os comentários.

Esteja preparado para receber comentários ruins e críticas, mas não é para desanimar, isso pode acontecer com qualquer empresa.

 

Passo 6 – O que postar

No blog você pode postar artigos, posts, fotos, vídeos, ebooks e infográficos.

 

A função principal do blog não é provocar matrículas de imediato, mas divulgar e trazer credibilidade para a instituição. O que o blog pode ajudar na captação direta de alunos é a captação de leads, que podem ser trabalhados visando a matrícula.

Aproveite a oportunidade para postar sobre temas que falam da vida espiritual. Muitos pais ficam perdidos na educação de seus filhos. Um blog de uma escola cristã pode trazer conteúdos direcionados sobre a educação espiritual dos filhos.

 

Referência

Seven Steps to a Christian School Blog. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/seven-steps-to-a-christian-school-blog/. Acesso em 10 de janeiro de 2018.