Skip to main content

As escolas precisam trabalhar com projetos que envolvam os alunos em atividades de pesquisa e trabalho em grupo. O trabalho com projetos pode ser uma excelente oportunidade para aprender fora da sala de aula. Mas, se a escola coloca recursos e esforços em projetos, que já geram um resultado interessante na aprendizagem dos alunos, por que não aproveita-los como ferramenta de marketing e mídia espontânea através de premiação? Também não é só isso, é oportunidade para levantar a autoestima dos alunos, que receberão o prêmio junto com a escola.
Mesmo se a escola não trabalhar com projetos nesse sentido, por que não começar e aproveita-los para divulgar a escola?

Mas aí vem a pergunta: como posso criar um projeto premiado?

1. Pesquise quais são as instituições que promovem concursos para projetos escolares.
São muitas instituições que premiam projetos na área de educação, tais como: bancos, fundações, sindicatos patronais de educação, empresas de comunicação, grandes grupos empresarias e outros. Por isso, antes mesmo de pensar no tema dos projetos, é bom verificar os temas de interesse desses concursos. A partir daí a escola pode avaliar se é possível trabalhar temas que possam ser premiados.

2. Planeje com antecedência visando uma possível premiação.
Feita a pesquisa das instituições premiadoras, a escola deve escolher um tema que pode ser premiado e que seja de interesse da comunidade escolar. Desta forma, monte um planejamento do projeto. Se for possível, monte mais de um projeto, porque aumenta a chance de premiação e mais alunos e professores serão envolvidos.

3. Escolha um profissional com perfil para coordenar o projeto.
Têm professores que são apaixonados por projetos e outros que trabalham meio forçados. Escolha um professor que tenha brilho nos olhos para montar um projeto na escola.

4. Não exite em fazer mudanças.
Independente de premiação ou divulgação, o maior propósito de um projeto escolar é a aprendizagem e crescimento do aluno. Por isso, se o projeto está parado, se o coordenador está desmotivado, não exite em fazer alterações no projeto ou em trocar o professor que está à frente.

5. Use tecnologia.
Muitos projetos escolares podem ser feitos sem o uso de tecnologia e serem bem sucedidos, mas como estamos vivendo numa era digital, em qualquer projeto pode ser incluído algum tipo de tecnologia. Pode ser um pequeno programa para medir dados do projeto, pode ser um protótipo, etc. Sempre temos em nossas escolas alunos que são mais ligados a questão tecnológica e que podem participar ativamente do projeto.

6. Registre tudo.
Para ajudar um projeto a ter sucesso, registre com fotos e vídeos todas as etapas do projeto. Exija relatórios.

7. Divulgue mesmo sem premiação.
Mesmo que os projetos de sua escola não forem premiados, porque o concurso onde você os inscreveu foi mais disputado naquele ano, divulgue o seu projeto. Poste nas redes sociais as fotos, vídeos e relatórios de cada etapa. Envie para os pais. Coloque no site. Trabalhe com assessoria de imprensa para ter mídia espontânea.