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Você já deve ter ouvido a célebre conversa entre Alice e o Gato, no clássico “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll.

Alice quer saber onde vai dar a estrada. O Gato pergunta, então, onde ela quer ir. Ela responde que não sabe, que está perdida. Em seguida, o gato responde a frase que virou um bordão quando pensamos em planejamento:
– Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Em se tratando de planejamento de marketing, muitas escolas estão perdidas, realizando ações aleatórias e, quase sempre, restritas ao período de matrículas.

A falta de exposição da marca e das ações da escola ao longo do ano traz um resultado amargo no que concerne a entrada de novos alunos e de retenção dos atuais.

A vida escolar, suas atividades, eventos e projetos, já são ricas fontes para diversas atividades de comunicação, cada vez mais viáveis a todos no mundo digital. Falta apenas planejamento e execução.

Da mesma forma que você prepara, com carinho e atenção, o calendário de atividades educacionais da sua escola, é necessário criar o seu cronograma de marketing. Na maioria das vezes, um está vinculado ao outro.

Se você prepara uma apresentação musical de seus alunos com muitos ensaios, figurinos e cenários, mas isso fica restrito ao seu púbico interno e o seu aproveitamento se encerra ao fechar das cortinas da apresentação, seu planejamento falhou terrivelmente.

Portanto, para potencializar as ações de marketing na sua escola, seguem algumas dicas que podem ajudar no seu planejamento:

1. Escreva um documento com os objetivos gerais de marketing para sua escola. Em seguida, descreva suas estratégias para alcançar cada objetivo e o plano de ação a ser executado.

2. Analise o calendário escolar anual da sua escola. Pense quais oportunidade de divulgação cada atividade e período podem oferecer.

3. Organize um cronograma geral das ações de marketing, mês a mês. De preferência, faça um cartaz ou banner e deixe o cronograma bem visível a todos envolvidos em sua execução.

Para que os resultados sejam mais frutíferos para a sua instituição, é importante que o seu planejamento não deixe de contemplar:

  • A formação de um comitê de marketing.
  • Manter atualizado semanalmente seus canais digitais e seu site.
  • A criação de uma política de captação de contatos para receber mensagens da escola: na recepção, no site, eventos abertos, ex-alunos etc.
  • A realização de parcerias estratégicas – outras escolas, igrejas, associações, cursos livres etc.
  • Pesquisa de mercado, avaliando outras instituições concorrentes.
  • Criar material de apresentação institucional da sua escola (impresso, vídeo e digital).
  • Criação da campanha de matrículas anual, considerando: data de início, período de rematrículas e matrículas para novos alunos.
  • Treinamento e motivação da sua equipe, com criação de alvos e prêmios.

Abaixo segue um exemplo simples de cronograma que poderá ajudar o seu planejamento de marketing:

[DOWNLOAD GRATUITO]

TEMPLATE DE CRONOGRAMA DE MARKETING PARA SUA ESCOLA

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