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Um dos maiores problemas da escola é a indisciplina, mas se somos profissionais da educação, temos que estar dispostos a enfrenta-la. Indisciplina é crise, é conflito e exige que nós saibamos lidar com ela. Esse tema não se esgota neste texto, pelo contrário, mas estamos deixando algumas dicas importante de como lidar com a indisciplina na escola para refletirmos sobre elas.

Conquistar a autoridade

Nas relações atuais entre as pessoas não cabe mais o autoritarismo, mas também não podemos extinguir a autoridade. Mesmo sem autoritarismo, a estrutura hierárquica continua a existir nas relações de trabalho e também na escola. O professor, coordenador e diretor são líderes perante os alunos, exercem autoridade, que precisa ser conquistada através de relacionamento, exemplo, diálogo e firmeza.

Explicar as regras

Não existe disciplina sem regras. Algumas delas podem até ser discutidas com os alunos, mas elas precisam existir e precisam ser cumpridas. Entretanto, é necessário que as regras sejam comunicadas desde o primeiro dia de aula, nas reuniões de pais, afixadas nos murais e explicadas periodicamente. Se possível, devem ser explicadas aos pais e alunos até no processo de matrícula.

Agir com calma

Mesmo nos problemas mais difíceis de indisciplina, os profissionais da escola precisam manter a calma. Não há dúvida que existem aqueles alunos que tendem a tirar qualquer um do sério, mas os profissionais da sua escola não podem estar nesta lista. O descontrole emocional do professor ou coordenador apenas aumenta o conflito com o aluno.

Firmeza

A relação com o aluno não deve ser de autoritarismo, mas deve ser de firmeza. O professor autoritário é aquele que grita, que se impõe a qualquer custo e que não ouve o aluno, enquanto o professor que age com firmeza não grita, conquista a sua autoridade, ouve o aluno, explica sobre o seu ponto de vista, mas se mantém firme.

Registro

A escola deve ter um bom sistema de registro das ocorrências dentro e fora de sala. O registro pode ser automatizado ou manual, mas deve ser estruturado de forma que as ocorrências sejam fáceis de ser entendidas posteriormente.

Pesquisando o problema

A coordenação deve pesquisar a respeito do aluno com indisciplina. Na maioria das vezes, essa indisciplina tem uma causa de problema de relacionamento com os pais, separação de pais, educação permissiva, problemas emocionais e diversos outros.

Família

Não adianta apenas tratar a indisciplina, é necessário tratar também a causa. Neste ponto é inevitável trabalhar com o aluno e com a família.