Energia Solar: sustentabilidade e economia para a sua escola

por agosto 27, 2020Educação

Energia limpa, sustentável e que promove substanciais economias nas contas de luz: é a isso que se propõe a energia solar. O investimento nessa modalidade cresce a cada dia devido às vantagens observadas. Cada vez mais, as instituições de ensino têm investido em projetos de energia solar.

Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em consulta pública, previu um reajuste de 2,42% para a conta de energia desse ano, devido ao aumento de 20% nos custos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Diante desse cenário, é promissora a proposta de uma modalidade de energia que, além de limpa, possa promover uma economia considerável nas contas de energia das escolas: a energia solar.


VANTAGENS

Segundo Josias Jas Melino Ferreira Júnior, proprietário da Solar Life e empresário no ramo da energia solar, são muitas as vantagens observadas ao optar por esta modalidade de energia.

“Das vantagens, as que mais se destacam são duas. A escola passa a colaborar com o meio ambiente, se destacando das demais instituições e dão exemplos para os pais e alunos, podendo se posicionar a respeito da importância da sustentabilidade. Além disso, reduz drasticamente o custo operacional, praticamente eliminando a conta de energia”, explicou.


CRITÉRIOS

Em relação aos critérios para a instalação, não há muitos.

“Na verdade, é necessário apenas que a escola esteja apta com a concessionária de energia, sem nenhuma pendência. O sol é para todos, cabe a você aproveitar!”, exclamou Josias.


INSTALAÇÃO

Josias destaca que cada projeto é feito sob medida de acordo com a necessidade de geração de energia que cada escola – dado que é obtido por meio do histórico de consumo da escola.

“Com o consumo definido, dimensionamos a quantidade de placas fotovoltaicas necessária para suprir o consumo. Em seguida, é feita uma análise estrutural para saber as condições para instalação. Caso as condições sejam desfavoráveis, indicamos a instalação em outro local para que a energia seja direcionada para a escola – o que chamamos de geração remota”, completou.


MANUTENÇÃO DO SISTEMA

“As manutenções são feitas anualmente por meio de inspeções nos equipamentos e limpeza dos módulos. Além disso, a geração de energia é diariamente acompanhada por um website, no qual o cliente e o fornecedor podem acompanhar a geração”, esclareceu Josias.


FINANCIAMENTO

A energia solar promove economia desde o primeiro mês de uso e pode ser paga por meio do financiamento.

“A Solar Life Energy é credenciada por meio dos bancos Santander e BV Financeira. Conseguimos emitir toda a proposta online e levar os contratos para o cliente assinar. Financiamos em até 60x e com 60 dias de carência, tempo hábil para instalação e conexão do sistema fotovoltaico. Também trabalhamos com outros bancos que o cliente desejar caso consiga uma linha mais econômica”, concluiu Josias.


RETORNO

O Pastor Jadyr Lima, diretor do Colégio Batista Fluminense, localizado em Campos (RJ), considera a energia solar um investimento para o colégio. “Financeiramente, está compensando muito, uma vez que o valor pago pelo financiamento é menor do que o custo de uma conta mensal da época que utilizávamos a energia convencional”, assegurou Jadyr.

Segundo ele, o Colégio Batista Fluminense optou por trabalhar com essa modalidade de energia por dois principais motivos: sustentabilidade e economia.

“Um dos pilares da nossa escola é a sustentabilidade. A gente tem de se preocupar com o nosso planeta. Nesse sentido, por meio dessa utilização mais eficiente, estamos contribuindo para o bem-estar do nosso planeta. Optamos por uma questão de economia também. Nós tínhamos uma despesa muito alta com a prestadora. Felizmente, por meio dos painéis, a gente vai reduzir totalmente a nossa conta de energia, de forma que a escola pagará apenas a taxa mínima”, comemorou o Pastor Jadyr.

 

Conheça o Sistema Pincel Atômico!

SISTEMA PINCEL ATÔMICO
Contatos: www.pincelatomico.br
(27) 98158-2734 • Whatsapp

 

Revista Veredas Educacionais – abril / 2020