Skip to main content

Você tem no banco de dados da sua instituição uma grande listagem de ex-alunos. O que você faz com essa lista? Se a sua resposta é nada, é hora de você ler este conteúdo, para ver como podemos te ajudar neste contato com ex-alunos e como você pode aproveita-lo para divulgar a sua instituição.

Um ex-aluno que teve bom desempenho e amou estudar na sua instituição é uma fonte importante para fazer boas recomendações aos que têm interesse em se matricular.

1. Elabore uma lista de ex-alunos.

Elabore uma lista selecionando os melhores alunos, os alunos que se destacaram e eram bem envolvidos nas atividades e projetos da instituição. Procure verificar o que eles estão fazendo, quais são as profissões que estão exercendo, se estão ocupando algum cargo de destaque.

2. Faça um planejamento.

O que você pode fazer com os alunos que você listou e que estão dispostos a ajudar a escola?

– Encontro de ex-alunos.

– Indicações de amigos, parentes, vizinhos para estudarem na escola.

– Gravar vídeos com depoimentos desses alunos e divulgar nas redes sociais.

– Depoimentos escritos para o blog da escola e redes socais.

– Convidar alguns desses alunos para fazerem palestras para os seus atuais alunos.

3. Prepare uma agenda e implemente ideias

Organize uma agenda para organizar as ações previstas com os ex-alunos. Estas ações devem ser implantadas durante todo o ano, mas principalmente visando o período de matrículas.

4. Dê algo em troca

Ofereça para esses ex-alunos algum brinde, desconto para alguém da família ou convite para um cinema ou show. Você também pode premiar esses alunos com certificados ou medalhas ou ainda uma placa na instituição com o nome deles. Nunca deixe de entregar uma carta ou cartão de agradecimento. Tudo isso significará uma ligação ainda maior dos seus egressos com a sua escola.

5. Faça uma avaliação

Ao final do período de trabalho com esses egressos, procure avaliar o retorno que a instituição teve em termos de marketing e verifique se é necessário ajustar algo que não deu certo. A utilização de ex-alunos para divulgação da escola é uma ferramenta poderosa de marketing, mas é importante avaliar e acompanhar os resultados.

Considere aproveitar os ex-alunos, que estão integrados em algum tipo de ministério, para falar aos alunos atuais sobre a sua experiência.

Referência

Five Ways to Use Alumni to Market Your School.

Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/five-ways-to-use-alumni-to-market-your-school/. Acesso em 04 de janeiro de 2018.