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A jornada de compra dos consumidores vem se tornando cada vez mais online. Principalmente no momento de decisão da marca, produto ou serviço, através de pesquisas em mecanismos de busca e redes sociais. Isso gera mais oportunidades para as empresas promoverem seus produtos ou serviços nos meios digitais, como Blogs Institucionais, Facebook, Instagram e Twitter.

Para o mercado educacional, é possível aumentar as oportunidades de matrículas utilizando um funil de marketing digital adaptado para o segmento. O funil de marketing para conversão de alunos é um conjunto de ações que podem potencializar a captação e retenção de alunos, conforme as características do seu público-alvo.

O funil é dividido em seis etapas e cada uma delas representa um estágio no caminho da tomada de decisão do público-alvo, da atração à retenção do aluno.

1. Atrair visitantes

2. Converter em leads

3. Relacionar-se com a base

4. Fechar matrícula

5. Analisar os resultados

6. Reter os alunos matriculados

Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma destas etapas:

1. Atrair

Nessa etapa, a persona irá encontrar a escola principalmente por meio dos sites de busca. É essencial que a instituição de ensino tenha um marketing de conteúdo eficiente para alcançar o objetivo, criando conteúdos específicos e atrativos para a persona em seu site, blog e mídias sociais.

2. Converter

Depois de atrair, é necessário obter mais informações de contato para firmar um relacionamento e tornar essa pessoa interessada, ou lead como chamamos no marketing, um potencial cliente. É possível criar ofertas capazes de fazer com que o público-alvo queira fornecer os dados necessários utilizando campanhas ou sites de captação, eventos onlines, testes vocacionais ou módulos de aulas promocionais. Isso permite traçar suas características e deixar o relacionamento mais personalizado.

3. Relacionar-se com a base

Nesse momento, poucos dos leads estão preparados para fechar a matrícula na instituição, por isso o ideal é estabelecer um relacionamento, nutrindo com conteúdos que os deixarão prontos para fechar a matrícula, como o envio de e-mail marketing e publicações nas redes sociais. É essencial ter uma produção de conteúdo constante e personalizada de acordo com o perfil das pessoas que entrarem em contato nos diferentes canais online da escola, dando a eles todo suporte e informações necessários.

4. Fechando Matrícula

Nessa etapa do funil de marketing, o ideal é evitar um contato invasivo e levar em conta o histórico e todas as informações do interessado. É importante alinhar os melhores métodos e ferramentas entre as áreas de marketing e vendas para auxiliar na abordagem e no processo de fechamento.

5. Analisar

Analisar os resultados é uma ação indispensável do funil de marketing. É necessário verificar se a quantidade de oportunidades de alunos é suficiente, se o número de conversões está no nível esperado, se o relacionamento está sendo efetivo, se a meta de matrículas foi atingida ou não e, se não foi, quais foram os motivos.

6. Reter

Nesse momento o aluno está matriculado, mas ainda assim deve ser acompanhado de perto para não entrar na taxa de evasão, também conhecido como churn. Por isso, estabelecer um relacionamento mais pessoal é uma estratégia indispensável para a fidelização e retenção, gerando assim a confiança de pais, responsáveis e alunos.

Mas por que usar um funil de marketing na minha escola?

Utilizar um funil de marketing auxilia na organização e planejamento de comunicação, abordagem de venda e produção de materiais. Sabendo exatamente em que etapa do funil a pessoa está, você pode ter ações mais personalizadas que garantem maior satisfação e aumentam suas chances de captação e fidelização. Além disso, usar o funil pode diminuir seus custos de investimento em marketing, pois seu planejamento será embasado em dados que dirão quais ações têm impacto positivo, negativo ou nulo.